Quais cuidados são necessários com a pessoa idosa no verão?

336 Views

Com a chegada do verão, as oportunidades de lazer ao ar livre aumentam, como idas à praia, piscinas e outros espaços abertos para se refrescar. No entanto, é de extrema importância ter cuidado com as altas temperaturas e a incidência dos raios solares, em especial, com as pessoas idosas.

Todos somos impactados pelo calor, porém, quem tem acima de 65 anos sofre mais. Isso porque, ao envelhecermos, existe uma diminuição da capacidade de nos adaptarmos ao calor. Consequentemente, certos problemas, como insolação, desidratação, cãibras, exaustão e até infartos e derrames, tem mais chances de acontecer nessa fase da vida.

Assim, alguns cuidados especiais com as pessoas idosas são mais do que necessários durante a estação. Confira!

Ambientes ventilados

Evite que as pessoas idosas permaneçam em ambientes muito quentes por longos períodos. Mantenha os espaços internos frescos e ventilados, abrindo janelas e utilizando ventiladores ou ar-condicionado, quando possível.

Também é válido tentar reagendar tarefas e atividades (sobretudo, aquelas mais cansativas) para horários em que o sol esteja mais ameno, ou seja, o início da manhã ou fim da tarde (antes das 10h e depois das 16h).

Roupas adequadas

Opte por roupas leves e de cores claras para refletir a luz do sol. Tecidos respiráveis, como algodão, são ideais para manter o conforto térmico.

Atividades moderadas

Estimule atividades físicas moderadas, como caminhadas ou exercícios leves. Além de promover a saúde cardiovascular, a prática regular de exercícios contribui para o bem-estar emocional.

Cuidado com o sol

Em relação aos cuidados diretos com o corpo, é fundamental aplicar protetor solar (FPS acima de 30) regularmente, mesmo quando dentro de casa. Além disso, para se proteger da exposição solar, recomenda-se o uso de bonés, chapéus e óculos escuros.

Hidratação é essencial

O mais importante é a hidratação. Ela é a chave para o bem-estar do adulto idoso. Oferecer água (ainda que em pouca quantidade, mas com grande frequência) com certeza irá ajudar a prevenir problemas de saúde. Também é possível investir em opções mais saborosas, como sucos, chás gelados e água de coco.

Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada anda de mãos dadas com a ingestão de líquidos. Por isso, coma sem exageros (facilitando a digestão) e dê preferência ao consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes mais leves, com pouca gordura.

Por fim, fique atento a possíveis sinais de superaquecimento, como tonturas, confusão mental, fraqueza e sudorese excessiva. Se notar qualquer sintoma preocupante, procure ajuda médica imediatamente.

Colocando em prática esses cuidados, as pessoas idosas vão aproveitar o verão com segurança e conforto. Lembrando que deve-se adaptar essas práticas às necessidades individuais de cada pessoa, promovendo assim um envelhecimento saudável e feliz.

Curtiu este artigo? Deixe seu like.
Curtir: 50 Curtidas