Por que a convivência entre pessoas idosas e crianças é tão importante?

1.311 Views

Todos nós vamos envelhecer, mas o processo de envelhecimento pode ser mais desafiador para algumas pessoas. Problemas de saúde, ausência de familiares e amigos, entre outras adversidades, podem afastar a pessoa idosa de um de seus bens mais preciosos: a alegria.

Já falamos sobre os pilares da longevidade, dentre eles a saúde mental e a amizade, e por que eles são indispensáveis para a prevenção de certas doenças, além de contribuírem para uma velhice com qualidade de vida.

As amizades são as relações consideradas fundamentais. Inclusive, mostra-se valoroso para o idoso cultivar amizades com pessoas de diversas gerações e de fora de seu círculo familiar. Por isso, a convivência com crianças – que costumam ser mais entusiasmadas, cheias de energia e prontas para se divertirem – é uma oportunidade de aprendizado e convívio relevante para as duas gerações.

Quais são os benefícios para a pessoa idosa?

Desde a responsabilidade de vigiá-los até se envolver em brincadeiras, as vantagens dessa convivência são consideráveis para quem tem mais de 60 anos.

– Para cuidar de uma criança, o adulto idoso precisa estar mais alerta do que de costume, além de mais concentrado e envolvido nas atividades.
– Ao participar de jogos e brincadeira com a criança, a pessoa idosa recebe estímulos cognitivos e coloca o corpo em movimento.
– Ela se sente valorizada, o que contribui para sua saúde mental e autoestima.

E os benefícios para a criança?

Da convivência com pessoas idosas, a criança também pode tirar vários proveitos.

– Por meio de conversas e troca de experiências, os pequenos adquirem novos conhecimentos.
– A convivência com os mais velhos fortalece valores como a empatia e o respeito, essenciais em todos os tipos de relação e também para o convívio social como um todo.
– Os momentos juntos se tornam lembranças especiais que a criança levará para toda a vida.

Oportunidades não faltam para o encontro e convivência entre duas gerações: refeições em família, visitas nos finais de semana e feriados, datas comemorativas, passeios, viagens… são muitas as ocasiões para conversas e brincadeiras que vão contribuir para a conexão entre a criança e a pessoa idosa, além de render momentos felizes e de muita diversão para todos!

Curtiu este artigo? Deixe seu like.
Curtir: 105 Curtidas