Novembro Azul: cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos

634 Views

O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente no Brasil. São mais de 65 mil casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda assim, por preconceito ou falta de conhecimento, muitos homens não realizam o acompanhamento médico nem os exames fundamentais para a prevenção da doença.

Cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e o rastreamento deve se iniciar aos 50 anos – exceto nos homens com histórico familiar e homens da raça negra, em que há maior incidência. Nesses casos, o rastreamento deve ser iniciado aos 45 anos.

Dessa forma, o Novembro Azul é uma campanha essencial para alertar e conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da sua própria saúde. Uma vez que, na eventualidade do diagnóstico positivo, quanto mais cedo for o tratamento maiores são as chances de cura.

Como surge?

O câncer começa a se desenvolver através da multiplicação anormal de células na próstata. Podendo variar entre iniciar-se de forma lenta e, em um primeiro momento, não apresentar sintomas ou multiplicar-se de forma agressiva, atingindo outros órgãos e, em consequência, ocasionar repercussões mais sérias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), qualquer homem pode vir a apresentar risco de desenvolver a doença. No entanto, a probabilidade aumenta com o passar do tempo. Por isso, aqueles com mais de 60 anos devem estar sempre atentos e em dia com as medidas preventivas.

Nesse ponto, vale mencionar que a idade não é o único fator de risco para o surgimento do tumor. Maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores hormonais e o histórico familiar também são causas determinantes.

Quais são os principais sintomas?

– Micção frequente;
– Fraco fluxo urinário;
– Sangue na urina;
– Dor no quadril, costas, ombros e coxa, além de dormência nas pernas e pés (em casos no qual a doença se espalhou para outros órgãos).

Como prevenir?

Em adição aos exames e consultas regulares, alguns hábitos como manter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), praticar exercícios físicos de maneira adequada e evitar tanto o consumo de tabaco quanto do álcool são de extrema importância para prevenir o câncer de próstata.

Curtiu este artigo? Deixe seu like.
Curtir: 103 Curtidas