Conectados: quais são os benefícios da tecnologia na vida das pessoas idosas?

418 Views

É impossível negar que os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em quase todos os aspectos de nossas vidas, desde o trabalho até o lazer. E, ao contrário do que muitos pensam, isso também pode ser aplicado no dia a dia das pessoas idosas.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de 2019 a 2021 o número de pessoas com mais de 60 anos que fizeram uso frequente da internet passou de 44,8% para 57,5%.

Seja por meio da web, smartphones ou aplicativos, a tecnologia não precisa ser um inimigo dessa faixa etária, já que ela oferece inúmeros benefícios que, por sua vez, são capazes de proporcionar caminhos para ter mais bem-estar no dia a dia.

Continue lendo o texto para conhecer mais sobre o impacto positivo que a tecnologia pode ter!

 

Conheça 05 benefícios da tecnologia para as pessoas idosas

 

1) Comunicação: a tecnologia permite que as pessoas idosas se comuniquem facilmente com amigos e familiares, mesmo que estejam fisicamente distantes. E-mails, mensagens de texto e aplicativos de videoconferência, como o Skype ou o Zoom, podem ajudar a manter a conexão com as pessoas queridas.

A possibilidade de manter-se em contato com a família e os amigos, especialmente os que moram longe, com a ajuda de mensagens, redes sociais e chamadas de vídeo reduz, assim, a sensação de solidão e isolamento social (particularmente importante para aqueles que moram sozinhos ou possuem mobilidade reduzida).

2) Acesso à informação: a tecnologia permite que as pessoas idosas tenham acesso a uma ampla variedade de informações e recursos. Isso inclui notícias, informações de saúde, receitas, tutoriais de exercícios físicos, jogos cognitivos e muito mais.

O acesso à informação contribui com o aprendizado, ajudando a pessoa idosa a adquirir novas habilidades, descobrir novos hobbies e aprender mais sobre o mundo por meio de vídeos educacionais e cursos on-line.

3) Melhora a mobilidade: aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, permitem que as pessoas idosas se locomovam de forma segura e confortável, sem precisar dirigir. Além disso, dispositivos de mobilidade, como cadeiras de rodas motorizadas, também podem ajudar a melhorar a qualidade de vida.

4) Monitoramento de saúde: dispositivos de monitoramento de saúde, como monitores de pressão arterial e dispositivos de monitoramento de glicemia, podem ajudar as pessoas idosas a monitorar sua saúde em casa, sem precisar ir ao consultório médico com tanta frequência.

Além disso, a tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para se manter ativo e saudável por meio de aplicativos de exercícios físicos, monitoramento de saúde e de dietas, previamente orientadas por um médico.

5) Segurança:  câmeras de segurança e sistemas de alarme podem ajudar as pessoas idosas a se sentir mais seguras em suas casas. Dispositivos de rastreamento também podem contribuir na localização de pessoas idosas em caso de emergência.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos benefícios que a tecnologia pode oferecer às pessoas idosas. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas idosas são capazes de usar a tecnologia com facilidade, então é importante que as soluções tecnológicas sejam acessíveis.

 

Adaptação e disposição

É importante que haja interesse e curiosidade por parte do adulto idoso para aprender a usar e aproveitar o que de melhor a tecnologia nos oferece. Passado o período de aprendizado e adaptação com as ferramentas, que muitas vezes demanda atenção e paciência dos familiares, é só usufruir das novas experiências e de todos os benefícios que o mundo digital oferece!

Curtiu este artigo? Deixe seu like.
Curtir: 96 Curtidas