O câncer de mama é um dos principais tópicos a respeito da saúde da mulher. Ainda assim, existe certa descrença sobre sua incidência e a necessidade da prevenção contínua em mulheres idosas.
A realidade é que, infelizmente, mulheres com mais de 60 anos podem ser vítimas dessa doença. A soma de elementos, como a exposição aos fatores de risco ao longo da vida e as inevitáveis mudanças biológicas, é responsável pelo surgimento do câncer de mama.
No entanto, o que torna a situação mais preocupante é a falta de atenção para os sintomas, além da baixa adesão ao tratamento. Tudo por causa da falsa ideia de que, após certa idade, as cautelas contra o câncer de mama não são mais necessárias.
Além de ser o segundo tipo mais comum no Brasil, o câncer de mama é responsável pelo maior número de óbitos por câncer entre mulheres: mais de 17 mil em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, é fundamental que os cuidados sejam constantes.
Quais são os principais sintomas do câncer de mama?
Embora também possam indicar doenças benignas da mama, sempre é aconselhável buscar auxílio médico especializado quando apresentar sinais como:
– Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor.
– Pele avermelhada na região da mama.
– Pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.
– Produção de líquidos anormais na mama.
Vale mencionar que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Como prevenir o câncer de mama?
De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados ao adotar hábitos mais saudáveis, como:
– Praticar atividade físicas de maneira adequada.
– Manter uma alimentação saudável e equilibrada.
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
– Controlar o peso corporal.
Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame de mamografia de rastreamento (quando não há sintomas) a cada dois anos. A partir dos 70, as recomendações variam de acordo com as especificidades de saúde individuais.
Independentemente da idade, os cuidados preventivos tanto para o câncer de mama quanto para qualquer outra enfermidade são essenciais para levarmos uma vida saudável.
Curtiu este artigo? Deixe seu like.Curtir: 108 Curtidas