Adeus sedentarismo: por que você não deve esperar a velhice para praticar exercícios físicos

406 Views

Se você tem menos de 60 anos e faz parte do grupo de pessoas sedentárias, saiba que passou da hora de rever seus hábitos, principalmente se você quer viver por muitos anos. Não tem como escapar do clichê, já que ele ainda é negligenciado por muitos: a prática de atividades físicas é indispensável para garantir qualidade de vida e longevidade.

A medida que os anos vão passando, o corpo vai respondendo aos estímulos – ou à falta deles – recebidos durante a vida. Se você é uma pessoa que mantém uma rotina de atividades físicas, a resposta do seu corpo ao envelhecimento será muito mais positiva do que a de quem não consegue levantar do sofá para uma simples caminhada.

O enfraquecimento dos músculos e a subsequente perda da flexibilidade, da agilidade e da resistência são mudanças que restringem a mobilidade e dificultam o dia a dia da pessoa idosa. Os movimentos corporais que eram costumeiros na juventude passam a ser realizados com mais dificuldade.

Para evitar restrições como essas ao envelhecer, os exercícios físicos ao longo de toda a vida são indispensáveis, já que trazem inúmeros benefícios para a saúde.

Quanto mais cedo começamos a praticá-los, melhor. De acordo com a publicação científica da universidade britânica King’s College London, um estudo com adultos entre 50 e 71 anos mostrou que aqueles que se exercitam de duas a oito horas semanais desde a adolescência têm de 29% a 36% menos chances de morrer em decorrência de problemas relacionados à saúde.

E quais são os benefícios da atividade física?

Como já mencionado, os benefícios podem ser inúmeros. Não só para o corpo, mas também para a mente. Confira alguns deles:

– Melhora o funcionamento do coração e dos pulmões, melhorando a respiração e reduzindo o risco de doenças cardíacas.

– Fortalece os músculos e os ossos. Tendo em mente que, com o passar da idade, o corpo vai perdendo a massa magra e ficamos mais sujeitos a fraturas ósseas.

– Ajuda no funcionamento das articulações, no equilíbrio e na coordenação motora.

– Diminui a gordura corporal, o que colabora para a prevenção de certas doenças.

– Contribui com a saúde mental e a socialização, uma vez que promove o sentimento de bem-estar (aumentando a autoestima) e, quando realizado em grupo, a motivação e apoio coletivo, além do sentimento de pertencimento a um grupo que aprecia o mesmo tipo de atividade física.

Lembre-se que nunca é tarde demais para começar a praticar exercícios físicos. Mas, quanto antes você começar, mais grato seu eu do futuro ficará. Experimente diferentes tipos de atividades físicas até descobrir qual ou quais você gosta mais, dessa forma será mais prazeroso manter a rotina.

Dicas extras: além das atividades físicas, lembre-se de realizar check-ups anuais de saúde e seguir as recomendações médicas, ter uma alimentação saudável, beber água e dormir bem. Cuide-se!

Curtiu este artigo? Deixe seu like.
Curtir: 91 Curtidas